Reconhecimento Facial de qualidade!
- André Boccia
- 17 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

O reconhecimento facial através do uso de computadores inicia sua história em 1964 com Woody Bledsoe. Mais de meio século depois esta tecnologia está agora disponível não apenas para governos e órgãos de segurança mas para pequenos comerciantes, projetos de marketing, edifícios e todos que utilizam as imagens e gravações como ferramenta de segurança.
Mas quais as vantagens práticas?
Com um sistema de reconhecimento facial, torna-se desnecessário horas e horas buscando as gravações para mapear onde determinada pessoa esteve. Basta identifica-lo em uma imagem e deixar que o sistema fale todo seu roteiro.
Uso de Black list e White List.
Redução de pessoal de monitoramento.
Quais usos podemos fazer?
Configurar o sistema para alertar a chegada de suspeitos recorrentes ou de um visitante VIP.
Soluções já implementadas em supermercados, estádios, shows, joalherias, financeiras, etc.
Integração com sistemas de acesso.
Qual o custo?
Os sistemas de melhor performance são compostos por câmeras que já detectam a face e enviam esse "3x4" para um outro equipamento ou software que irá fazer a comparação e consequentemente a identificação.
O custo varia do desempenho que se quer alcançar, desde um estádio onde utilizam equipamentos que podem ler até 50 faces em 1 único frame (lembre-se que a câmera captura facilmente 30 frames por segundo) até os mais simples.
Desconsiderando instalação, horas e horas de configuração e infra estrutura, temos câmeras com capacidade de identificação facial começando em 1500,00 reais, NVR que fazem o reconhecimento facial iniciando em 5000,00 e outras necessidades como Storage, um computador para processar o software de gerenciamento.
Um sistema hoje para identificar 2 entradas de uma loja, com hardware e software gira em torno de 30 mil reais. Um reconhecedor facial como o da foto acima, com capacidade para armazenar 7 mil rostos e saída de relé, é vendido por 5 mil para o cliente final.
O que preciso considerar em meu projeto?
Primeiro a necessidade, depois local, posição, capacidade, treinamento dos usuários, integração com sistemas atuais, infra estrutura, cabeamento, iluminação, privacidade, coleta e tratamento dos dados.
Os equipamentos estão disponíveis para qualquer nível de consumidor e atingiram um nível bem aceitável de funcionamento. Muitos projetos irão surgir para seu uso. Considere profissionais capacitados, certificados e experientes pois a configuração não é simples e muitos fatores devem ser considerados para um funcionamento adequado.
Comentarios